sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pastéis de nata






Quem é que não gosta de pastéis de nata? Eu simplesmente adoro! Há pouco tempo, a Sandra do blog "That cake sweet" fez uns pastéis de nata que ficaram lindos! Hoje fui assaltada pelo pecado da gulodice e rapidamente fiz estes miminhos que ficaram uma delícia! Adaptei a receita da Sandra, e, apesar de não terem ficado tão bonitos,devo dizer que estão muuuito bons! Difícil é comer só um...Ah, tentação! Tenho que resistir!


Ingredientes: (faz 10 pastéis)

1 folha de massa folhada rectangular de 250g (usei congelada)
canela q.b.
400 ml de natas
150 g de açúcar fino
1 casca de limão
1 c. de sopa de farinha
7 gemas


Preparação:

Deixar a massa folhada descongelar à temperatura ambiente.
Colocar a massa sobre uma superfície limpa  e polvilhar com canela.
Enrolar e cortar fatias com cerca de 2.5-3 cm, dependendo se gosta da massa do pastel mais fina ou mais espessa (fiz a olho).
Forrar as formas de queques com as fatias de massa , moldando com os dedos.
Num tachinho, misturar as natas com o açúcar, farinha e colocar a casca do limão.
Levar ao lume e ir adicionando as gemas, mexendo sempre com uma vara de arames.
Quando começar a engrossar, desligar o lume e rechear as formas preparadas.
Levar ao forno a 240 ºC e quando estiverem a ficar dourados(cerca de 15 min), retirar do forno.
Desenformar ainda quentes.






13 comentários:

  1. Meus Deus, que maravilha de pasteizinhos!!!
    Adorei o aspecto, devem estar deliciosos.

    Queria te convidar a participar do concurso de bolos que estou promovendo no meu blog. Seria um grande prazer tê-la conosco. Dê uma olhada: http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-aniversario-de-chocolate.html

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram muito bons Priscila!
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
    2. Sempre um prazer Silvia!
      Seu blog é uma graça.

      Beijinhos, Pri

      Eliminar
  2. Bom dia Sílvia,
    vou já discordar de si os seus pasteis estão lindos, fantásticos e com uma cor, hum, estou rendida e pior de tudo é que fiquei com vontade de chegar a casa e fazer mais uma fornada.
    Fico feliz que a Sílvia tenha gostado da minha sugestão, gosto imenso deste seu espaço (confesso que os doces são mesmo o meu pecado)e é sempre um enorme louvor saber que que fui a culpada para a adaptação desta sua gulodice.
    Acho que devia de ter provado um:)


    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que simpatia, Sandra! Com muito gosto oferecia-te um para provares!
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Ficas a sabes que eu tb concordo com a Sandra!! Estão lindos os teus pastéis de nata! Se bem que, na minha opinião, os pastéis de nata não sao o bolinho mais bonito que temos na nossa pastelaria!
    Mas são os mais tentadores e deliciosos!! Com um cafezinho nunca digo que não!
    A máquina do café está ligada e o volluto pronto a sair! Vens?
    Beijinho e bom fim de semana!

    PS - A melhor maneira de resistires à tentação é mandares uns qtos cá para casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mena! Obrigada pela tua simpatia. Acho que vou mesmo enviar-te os últimos pastéis que aqui estão...! Tens razão...podem não ser os bolinhos mais bonitos da nossa pastelaria mas são de facto irresistíveis!
      Beijinhoa e bom fim de semana

      Eliminar
  4. Por acaso eu devo dizer que acho que estão mesmo bonitos! :)
    Embora, engraçado, eu não sou a maior apreciadora de pastel de nata...

    beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Aida! Acredita que estes ficaram muto bons!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Oi Sílvia, essa cor dourado dos pastéis deixaram bem apetitosos.
    Vim conhecer seu Blog, adorei suas receitas, te seguindo, quando puder
    visita o meu também.

    Bjs,

    Neide Medeiros
    Www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Neide! Bem vinda ao blog!
      Obrigada pelas palavras simpáticas!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Olha estão muito bonitos, já pareces eu, acho sempre que o que faço podia estar melhor :)

    Bem mas resolvemos a tua situação, come um e manda os outros aqui para este lado, eu faço um esforço para os comer :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paulo! Infelizmente os pastéis já eram! O que vale é que se fazem num instante! Da próxima reservo um!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!