quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Arroz Doce com manga e maçã assadas





Sou apreciadora de arroz-doce. Cá em casa sou a única...por isso é algo que faço e como raramente.
Desta vez, resolvi mimar-me  e fiz esta sobremesa basicamente para "moi même".
A verdade é que não resisti a uma receita que vi numa revista que comprei  em Dezembro passado do Jamie Oliver (já vos tinha dito que adoooro este senhor!). 
A receita é tão diferente e original que quis experimentá-la e partilhá-la convosco...especialmente com todos aqueles que, como eu, gostam de arroz-doce!
Têm que colocar esta receita na vossa "To do List", pois nesta receita, o arroz-doce tradicional é elevado a uma outra dimensão! 
Adorei!
E por aí? Há apreciadores de arroz-doce?







 Ligeiramente adaptada de uma receita  da revista "Jamie . Revista com as melhores receitas do ano"

Ingredientes:

200 g de arroz carolino Bom Sucesso
400 ml de leite de coco
800 ml de leite meio gordo
1 vagem de baunilha
3 c. de sopa de açúcar moreno
3 c. de sopa de açúcar
1 manga
1 maçã
raspa e sumo de 1 laranja
1 c. de sobremesa de canela
1/2 c. de café de cravinho em pó
1/2 c. de chá de gengibre em pó
50 g de açúcar mascavado



Preparação:

Levar ao lume um tacho com o arroz, leites, açúcares e vagem de baunilha cortada ao meio.
Deixar cozinhar e ir mexendo até ficar cremoso (cerca de 25 min).
Enquanto o arroz cozinha, ligar o forno e aquecer a 200 ºC e triturar num almofariz o açúcar mascavado com as especiarias.
Descascar a manga e a maçã, cortar em pedaços e colocar num tabuleiro ou assadeira.
Envolver o açúcar preparado anteriormente na fruta e juntar a raspa e sumo da laranja.
Vai ao forno por 20 min.
Servir o arroz com a fruta assada.


- 6 porções
- prato ( sobremesa)
- tempo de preparação (30 min.)
- dificuldade (*)
- vegetariano (sim)
- para crianças (sim)
- ingrediente principal (arroz)






















52 comentários:

  1. Que maravilha, diferente do habitual, mas deve ser igualmente delicioso :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro arroz doce. E este teu deve estar tão bom, com essa combinação genial.

    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula. Ainda bem que gostaste!
      Beijinho grande e obrigada.

      Eliminar
  3. Olá Silvia,
    Eu adoro arroz doce, mas também raramente faço, mas para mim o arroz doce tem de ser bem cremoso e este teu, com esta fruta em cima, tem um aspecto divino.
    Também ali tenho essa revista.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lia!
      Essa revista tem coisas fantásticas!
      Quando fizeres arroz doce, experimenta esta receita. Vais gostar!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Estas fotos desencaminham qualquer um... e logo eu que adoro arroz doce... sugestão aceite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente pela aprovação!
      Beijinho e obrigada pela visita!

      Eliminar
  5. Olá Silvia,eu adoro arroz doce, e este é bem diferente, boa sugestão de acompanhar o arroz com a fruta assada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo, Sílvia! Muito original e, certamente, delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mª João!
      Obrigada pela simpática visita. Fico contente por teres gostado!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. O Jamie dá cabo de nós.... que excelente sugestão. Ficou uma delícia,.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha! Uma mistura mesmo interessante.
    Eu adoro arroz doce, mas tem que ser ainda quente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luísa!
      Tens que experimentar!
      Beijinhos

      Sílvia
      http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

      Eliminar
  9. Olá Sílvia,

    pois então tenho que me juntar a ti pois eu adoro arroz-doce e a verdade é que nem todos aqui em casa são apreciadores até o namorado não gosta:(
    A tua sugestão está linda e essa combinação parece ser deliciosa e que cremoso ficou, uma autêntica gulodice, perfeito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.
      Então também gostas de arroz-doce...pois tens mesmo que experimentar esta versão!
      Beijinho grande e obrigada pela simpatia!

      Eliminar
  10. Sílvia,
    que verdadeira maravilha este arroz doce!
    É a sobremesa preferida do meu irmão!
    E este ficou um verdadeiro encanto!
    O toque da fruta fica fantástico e parece tão cremoso!
    Um grande beijinho querida!

    ResponderEliminar
  11. Hum... Uma sobremesa sublime... ideia maravilhosa e fotos de fazer crescer água na boca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sílvia,

    Sem duvida que isto e elevar o arroz doce a outro nivel. Adorei o miminho que preparas-te para ti, ficou bem ao meu gosto e as fotos ficaram lindíssimas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu questiono-me sempre, como é que é possivel alguém não gostar de arroz doce?!
    Eu adoro!!!

    Este está mesmo deslumbrante, fica com umas cores lindas e igualmente cremoso.
    Que delicia :)

    ResponderEliminar
  14. Eu sou uma fã de arroz doce. Aliás, cá em casa, somos todos uns gulosos por arroz doce.
    E nos últimos dias tenho pensado que me apetece muito arroz doce... e não é que hoje cheguei aqui!
    Que "bocadinho de açucar" delicioso! e esta versão de arroz doce parece-me óptimo!!!

    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Tem mesmo que experimentar!
      Se fizer a receita depois diga se gostou!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Também sou fã de arroz doce e este teu está simplesmente ESPETACULAR.
    Bj

    ResponderEliminar
  16. Adoro arroz-doce e está tua versão é incrível! queria tantoooo um bocadinho :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Partilhava com todo o gosto esta delícia contigo!
      Beijinho e obrigada pela tua presença aqui!

      Eliminar
  17. Uma versão super super interessante, que não deixa dúvidas quanto ao sabor delicioso que terá!
    (andava a "matutar" num arroz doce aromatizado com côco, ao ver isto decidi que tenho de o fazer e rapidamente!)
    E as fotos estão lindissimas. :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela simpatia!
      É uma receita a experimentar!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Silvia, fiquei hoje a conhecer este teu recanto repleto de coisas boas. Um verdadeiro prazer :)
    Adorei a versão deste arroz doce, muito decadente e extremamente apetitoso!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa visita, Su!
      Muito obrigada pela simpatia!
      Espero que por aqui fiques!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  19. Eu adoro arroz doce, tradicional e outras variantes!
    Esta do Jamie faz-me sorrir, com o leite de coco, a manga, especiarias, coisa boa :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês!
      É sempre um gosto ver-te por aqui, tu que és uma das minhas inspirações!
      Beijinho e muito obrigada!

      Eliminar
  20. Uma receita original e super apetecível!!!
    Está mesmo a pedir uma colherada :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Sílvia,
    belas fotos!!
    Eu adoro arroz doce e "ajudava-te" a comer um destes pratinhos sem grande esforço :)
    A conjugação do arroz doce com as frutas e as especiarias é uma festa para o palato, imagino o cheirinho.... e comeste tudo sozinha?! Gulosa
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que fiz e adorei!
      E sim...comi quase (!) tudo sozinha, mas não no mesmo dia! ;)
      Beijinhos e obrigada, Isabel!

      Eliminar
  22. Fiquei apaixonada por esta receita....amo arroz doce e esta versão está tão decadente e linda :)
    Tenho de experimentar!
    Adorei as fotos!
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia.
      Que boa visita! Espero que tenhas gostado deste cantinho!
      Muito obrigada pela visita!
      Beijinho

      Eliminar
  23. Silvia, esta receita não elevou o arroz doce tradicional a uma outra dimensão! Esta receita é a outra dimensão. O aspecto está divinal e nem imagino o sabor. Eu já tinha dito que o arroz doce é das minhas, senão a minha, sobremesa preferida. Adoro experimentar novas versões e variantes e esta está demais, muito tentadora. ;) É para ir para a "to do list". ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar esta receita do Jamie...é mesmo deliciosa!
      Beijinho e obrigada pela visita!
      Beijinhos

      Eliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!