segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tarteletes de manteiga de amendoim e chocolate





Já tinha passado por esta receita no livro "Dias com Mafalda" da Mafalda Pinto Leite várias vezes e sempre olhei para ela com vontade de experimentar...até que finalmente me decidi!
É gulosa...muito gulosa...e claro, fará as delícias de quem é apreciador de manteiga de amendoim. Gosto de a usar nalgumas sobremesas. Acho que combina especialmente bem com chocolate...dá-lhe um "nutty flavour"! Mas, há que usá-la com moderação para não estragar a sobremesa!
Fica aqui a minha versão da receita.


Ingredientes: 

(massa quebrada)-não usei a massa toda e fiz só 6 tarteletes, a massa restante foi congelada
200 g de farinha com fermento
80 g de margarina amolecida
raspa de meio limão
1 ovo e 1 gema ligeiramente batidos
2 c. de sopa de água ( ou mais, se necessário)

(recheio)
100 g de chocolate em barra
80 ml de natas
120 g de manteiga de amendoim


Preparação:

Colocar a farinha num recipiente e no meio colocar a margarina e os ovos.
Misturar os ingredientes gradualmente e adicionar a raspa de limão.
Se necessário adicionar água, para que a massa fique com a consistência desejável (que dê para estender com o rolo).
Amassar tudo até a massa ficar homogénea.
Forrar as formas de tarteletes com a massa preparada.
Levar as formas com a massa ao forno a 180 ºC durante uns 8 min.
Colocar o chocolate e as natas num tachinho e deixar ao lume até estar bem misturado.
Deitar 1 colher de sopa de manteiga de amendoim nas tarteletes e fazer uma cova, colocando aí uma colher de sopa do creme de chocolate.
Se quiser, pode ainda acrescentar um quadrado de chocolate a cada tartelete.
Vai ao forno a 180 ºC  até a massa estar dourada (cerca de 15 min.).
Deixar arrefecer um pouco antes de servir e se tiver coragem , acompanhe com gelado de baunilha.











23 comentários:

  1. Olá Sílvia,
    tu ataca nesta receita com a palavra gulosa pois realmente já fiquei a babar, que maravilhas e tão bonitas, eu adoro manteiga de amendoim o interior é uma tentação, adorei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilhas!! Uma receita genial e agrada-me imenso o uso da manteiga de amendoim também :)
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Umas tarteletes bem gulosas com dois ingredientes que adoro, chocolate e manteiga de amendoim.
    Ficaram lindas e são a prova de que coisas simples fazem sobremesas fantásticas
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São definitivamente gulosas...e tão simples de fazer.
      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  4. Ficaram mesmo muito lindas,
    E imagino que deve ser um prazer a cada dentada...
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Adorei estas tarteletes! Gosto tanto da combinação de chocolate com manteiga de amendoim, certamente que não ia resistir a estas tarteletes :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de manteiga de amendoim são deliciosas!
      Beijinho,Cuca

      Eliminar
  6. Eu ADORO manteiga de amendoim!!! Parecem-me tao bem e tãooo delicisos! Bjinhos ;)

    ResponderEliminar
  7. Que perdição!
    acho que engordei 5 kg só de olhar para estas fotos :))

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto!
    Fiquei a babar... Devem ser ótimas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Fiquei parada a olhar para as fotos, com as palavras "manteiga de amendoim" e "chocolate" a bailar na cabeça... ai que delícia! Vou ter de experimentar estas tarteletes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se és apreciadora de manteiga de amendoim, vais gostar, Mª João.
      Beijinho

      Eliminar
  10. Confesso que nunca experimentei manteiga de amendoim...mas agora fiquei com vontade de provar!
    Bjos
    Lena
    Cooking blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ser apreciador de manteiga de amendoim para gostar destas tarteletes. Nem toda a gente gosta, mas experimenta. Eu adoro sobremesas com manteiga de amendoim...
      Beijinho

      Eliminar
  11. Se tem manteiga de amendoim e chocolate já faz sucesso, eu adoro!

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que passaste muitas vezes pela receita, porque é simplesmente fantástica!
    Sou da tua opinião quanto à manteiga de amendoim e qd usada na proporção certa, o resultado é este!
    :) OMG.... Isto é pecadinho!! E tão gulosas!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!