segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bolo de avelã com glacé









Ontem foi dia de almoço com a família, por isso foi também dia de fazer um bolinho. Ainda andei às voltas a pensar no bolo que iria fazer...não queria repetir-me e por isso não quis fazer de chocolate, apesar de adorar bolo de chocolate! Ao tentar procurar inspiração em vários livros de culinária, blogs... acabei por não seguir nenhuma receita e segui apenas o meu instinto! Ou seja...tinha tudo para correr mal!...E não é que o bolo saiu bem e ficou muito saboroso! Fiquei surpreendida! A repetir! Não será um bolo muito vistoso, mas é delicioso!


Ingredientes:

5 ovos
200 g de açúcar ( usei amarelo)
75 g de farinha Maizena
75 g de farinha com fermento
50 ml de óleo
100 g de avelã moída
1 pitada de sal

(recheio)
5 gemas
4 c. de sopa de açúcar
água q.b.

(glacé)
3 claras
200-250 g de açúcar em pó


Preparação:
Tostar 100 g de avelã (numa frigideira ou no forno) e retirar a pele.
Moer as avelãs e reservar.
Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e cremosa.
Adicionar o óleo e incorporar.
Juntar as farinhas e a avelã.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e envolver na massa.
Verter a massa numa forma untada e polvilhada de farinha.
Vai ao forno a 180 ºC por 45 min.
Depois de cozido, deixar o bolo arrefecer e desenformar.
Preparar o recheio, levando um tacho ao lume com as gemas e o açúcar e 2 c. de sopa de água.
Mexer sempre até o creme engrossar e se necessário juntar mais água.
Rechear o bolo com este creme.
Preparar o glacé, batendo as claras em espuma e adicionando o açúcar em pó progressivamente, batendo sempre até ficar com aspecto liso e brilhante.
Cobrir o bolo com o glacé preparado.





14 comentários:

  1. Este bolinho tem mesmo bom aspecto! A família deve ter adorado.
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos pareceram gostar...eu, que sou a minha maior crítica fiquei surpresa, porque estava com medo que não fosse bom (por causa das invenções)...mas era mesmo saboroso!
      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  2. Tinha tudo para correr mal, dizes!!! Oh menina nao te subestimes jamais!! Sempre somos capazes de nos surpreender, que foi o que aconteceu!!!
    Pela fatiazinha que mostras, isso ficou para la de bom! E por isso quase nao tinhas pra fotografar!!
    Nhammm... Que bom pá!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena. Obrigada pela simpatia! De facto ficou muito bom...eu adoro avelã! Como inventei, estava receosa que as quantidades das farinhas dessem mau resultado, mas o bolo até cresceu bem.
      Vi o teu bundt e está divinal. E achei muito interessante a escolha dos ingredientes!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Deve estar uma maravilha! E já que é sem lactose, vou partilhar na minha página! :-)

    ResponderEliminar
  4. Olha Silvia, tenho-te a dizer que simplesmente adoro este teu bolo..ficou um encanto com este manto branco!!!
    O sabor também o posso imaginar, a massa de avelã com recheio de doce de ovos só poder ser divinal...pelo menos eu gosto muito. :D
    E tenho a certeza que quem comeu também ficou a lamber o garfinho; :)

    Beijinhos, e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Angelina,fico feliz por ter gostado! Realmente o bolo superou as minhas expectativas e ficou mesmo delicioso. Mesmo sem recheio ou cobertura é uma delícia.
      Obrigada e um beijinho grande
      Beijinho

      Sílvia Martins
      http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

      Eliminar
  5. Por aqui estamos super tentadas a experimentar :)
    pedrapapeltesoura.typepad.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimentem sem medos! Esta receita resultou muito bem!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Silvia,

    Em minha opinião o bolinho ficou fantástico e sim, faria um brilharete em qualquer mesa ! :)

    De aspecto lindamente rústico e com essa cobertura gulosa e convidativa, podes acreditar que não me ficaria pela primeira fatia ! :)
    Gostei mesmo muito da receita, querida !

    Beijinho*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel! Que bom é ler essas palavras simpáticas! Fico contente por ter gostado da receita!
      Beijinho grande

      Eliminar
  7. Adoro avelã, esse bolo deve ser uma maravilha.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Deixe aqui os seus comentários e/ou perguntas.
Obrigada pela visita!